Prof. Abimael Borges
É comum os professores pedirem que seus alunos elaborem uma resenha como requisito de avaliação.
Nessas horas, muitos acadêmicos, principalmente aqueles dos primeiros semestres, se perguntam o que é e como elaborar uma resenha.
Se você está nesta situação, permita-nos esclarecer alguns pontos para que você elabore o seu trabalho.
Resenha é um gênero textual que tem por objetivo avaliar uma obra intelectual ou artística, através da análise de sua forma, conteúdo e valores implícitos.
Pode ser feita a partir de uma obra literária, texto científico, música, apresentação de dança, escultura, pintura, peça de teatro, filme ou série de cinema e TV, ou qualquer outra referência sobre a qual possa incidir a análise crítica do autor a respeito da obra.
Assim, toda resenha é uma análise escrita que descreve as partes de um todo, detalhando seus aspectos positivos ou negativos, seus pontos fracos ou fortes, ou ainda, as impressões que a obra causou no resenhista, quando se tratar de um especialista no assunto.
Como elaborar uma resenha?
Supondo que você esteja interessado em elaborar a resenha de um texto, cuide de lê-lo com atenção, evitando distrações externas, buscando compreender a mensagem escrita sem pré-julgamentos ou preconceitos. Deixe o autor falar por si mesmo, e abstraia dele o máximo que possa dar sentido à sua visão do tema.
Com a primeira leitura, você apreende as impressões mais gerais sobre o tema abordado, por isso, será preciso uma segunda leitura, com o objetivo de obter mais clareza e acessar o conteúdo de forma mais profunda.
Leituras feitas, inicie a resenha pela apresentação do autor da obra. As qualificadoras do autor são importantes para atestar sua autoridade e garantir que se trata de um conteúdo relevante.
Abordar de forma suscinta a temática e o problema central que o autor debate é essencial. É preciso ainda ser claro ao expor as posições e os argumentos que o autor se utiliza para defender suas teses. Essa parte deve se assemelhar a uma descrição informativa ou a um resumo, sem espaço para o resenhista apresentar a própria opinião.
É desejável que o resenhista seja objetivo, que vá direto aos pontos principais e desenvolva um texto conciso, isto é, sem rodeios ou muita exemplificação, isso porque, a resenha é uma espécie de apresentação do texto original para leitores apressados que desejam uma síntese ou buscam uma perspectiva diferente sobre o texto, seja uma recomendação positiva ou negativa.
Chegando para a conclusão, você poderá fazer um comparativo com outros pontos de vistas, de autores reconhecidos, apresentando dados ou fatos que façam um contraponto com o autor. De modo analítico, expresse opiniões fundamentadas, isto é, com base em outras fontes, em concordância ou discordância com o autor original, para dessa forma emitir seu juízo de valor sobre o assunto.
Identifique, por fim, as qualidades ou deficiências que julgar preponderante emitindo breve parecer no sentido de indicar a leitura, adiantando pontos que ainda precisam ser explorados ou, por outro lado, desaconselhar o investimento de tempo do leitor em relação ao texto original por motivos que devem estar claros.
Este último caso, não é comum, penso, todavia, que se o texto original contiver conteúdo impróprio, perigoso, que de alguma forma estimule ações criminosas ou coloque em risco indivíduos ou a coletividade, seriam fortes argumentos para desaconselhar sua leitura e ainda denunciá-lo. Mas esta é uma hipótese remota.
Em síntese, uma resenha deve conter uma ficha técnica do autor da obra em análise; uma introdução que aborde tema e o problema bem como a posição ou argumentos do autor, como um resumo descritivo do texto e por fim, uma análise comparativa e crítica em que o resenhista emite a própria opinião de modo fundamentada e conclui avaliando a importância e relevância (ou não) da obra, recomendando (ou não) outras análises.
Metodologia da elaboração de uma resenha.
Quanto à metodologia utilizada para a elaboração da resenha, ainda é preciso tecer algumas breves considerações.
Primeiro, jamais se utilize de linguagem vulgar ou informal, evite gírias, abreviações ao estilo de escrita em redes sociais (vc = você, tbm = também, etc.) são totalmente dispensáveis. Evite texto coloquial. Isto quer dizer que eu texto deve obedecer a norma padrão da Língua Portuguesa, utilizando o nível formal da linguagem. Contudo, não precisa ser um texto rebuscado. Simplicidade e elegância são os termos apropriados.
O texto deve ter entre uma ou duas laudas e dispensa capa, folha de rosto ou sumário. Recomenda-se o uso de fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entrelinhas 1,5 e recuo para início dos parágrafos com 1,25cm. Na maioria das vezes a instituição de ensino já tem um modelo adotado, é aconselhado que se use.
Enfim, uma resenha pode ser muito útil!
Resenha é um produto de escrita muito procurado e necessário tanto no mercado editorial, artístico e publicitário quanto no universo acadêmico e científico. Não menospreze a importância de uma boa resenha!
Para ser boa, a resenha precisa ser persuasiva, convincente, interessante de modo que o leitor se sinta instigado a agir conforme o resenhista deseja. Isto se consegue desde o título até a conclusão, quando se mantém de forma velada ou explícita a opinião adotada a respeito da obra. Dessa forma, o resenhista consegue despertar a curiosidade do leitor.