Romance é a forma literária pertencente ao gênero narrativo e que apresenta uma história completa composta por enredo, temporalidade, ambientação e personagens definidos de maneira clara.
É oriundo dos contos épicos e revela ações em conjunto com a distribuição de personagens ao longo da trama. Entre as características marcantes desse gênero está a proximidade com a realidade.
A obra Dom Quixote, do espanhol Miguel Cervantes, é apontada como precursora do romance moderno.
No Brasil, os principais autores são Machado de Assis, Jorge Amado e Graciliano Ramos.
O romance é uma narrativa longa, com personagens variados. A organização é feita em torno da trama, mas a linguagem é variável, seguindo a proposta em que é ambientado. Pode ser fictício ou mesclar a ficção com a realidade.
Romance Histórico
O romance histórico destaca vida e costumes em determinada época e lugar na história. Está entre os que mais utiliza a união entre ficção e realidade.
Romance Romântico
O romance romântico é caracterizado pelo idealismo, heroísmo, amor a alguém ou à pátria. Há constância na luta entre o bem e o mal nesta narrativa.
O amor romântico é bastante explorado e, em geral, o desfecho está no final feliz após a saga dos personagens principais.
Também explora a idealização do homem herói e cavalheiro e da mulher romântica, em geral, submissa à espera de um provedor.
Romance Realista
A principal característica do romance realista é a crítica social e às instituições, sejam elas políticas, religiosas ou familiares.
Tem como marca o determinismo e a crueza dos personagens, sem maquiagem e sem idealismo.
Romance Naturalista
Ainda mais incisivo que o realista, o romance naturalista aponta os aspectos patológicos dos personagens e suas características irracionais, por vezes grotescas.
É uma proposta de revolução às convenções sociais e explora personagens comuns à natureza humana.
Romance Modernista
É um protesto, uma revolução, uma inquietação social. A forte crítica à sociedade e suas convenções é explorada ao extremo.
Principais Romancistas Brasileiros
José de Alencar
José de Alencar nasceu em 1829 e morreu em 1877. Consolidou o romance brasileiro e tinha como marca o regionalismo, patriotismo e o indianismo.
Foi jornalista, advogado, político e dramaturgo. Ocupou a cadeira nº 23 da Academia Brasileira de Letras. É autor, de O Guarani, obra publicada em 1857. Escreveu, ainda Iracema, em 1865.
Também é autor das obras:
- Cinco Minutos, 1856
- A Viuvinha, 1860
- Lucíola, 1862
- As Minas de Prata, 1862-1864-1865
- Diva, 1864
- O Gaúcho,1870
- A Pata da Gazela, 1870
- O Tronco do Ipê, 1871
- Sonhos D’Ouro, 1872
- Til, 1872
- Alfarrábios, 1873
- A Guerra dos Mascates, 1873-1874
- Senhora, 1875
- O Sertanejo, 1875
Também são destaques do romance brasileiro os autores:
- Gregório de Matos Guerra
- Tomás Antônio Gonzaga
- Castro Alves
- Álvares de Azevedo
- Aluísio Azevedo
- Euclides da Cunha
- Augusto dos Anjos
- Lima Barreto
- Monteiro Lobato
- Mario Andrade
- Manuel Bandeira
- Graciliano Ramos
- João Guimarães Rosa
- Carlos Drummond de Andrade
- Cecília Meireles
- Érico Veríssimo
- Jorge Amado