Conheça a carreira em Sistemas de Informação, como está o mercado de trabalho para este profissional e saiba onde cursar esta graduação!
A carreira em Sistemas de Informação
O profissional de Sistemas de Informação administra fluxos de informação em qualquer rede de computadores, seja de empresas ou particulares. Ele desenvolve sistemas de armazenamento e recuperação de dados.
Empresas de qualquer tamanho e de diversos setores da economia fazem uso dos serviços deste profissional.
Uma das principais áreas em que este profissional atua é no desenvolvimento de software. Ele projeta e desenvolve sistemas a partir das necessidades dos usuários. Também cuida da funcionalidade de sites, garantindo que as informações possam ser acessadas de forma correta e organizada.
Como administrador de fluxo de informações, este profissional atua na modernização e agilidade dos processos de comunicação de uma organização. Ele cria programas para facilitar a comunicação interna, adapta-os às necessidades de uma determinada empresa e também é responsável pela instalação do sistema.
Alguns profissionais da área de Sistemas de Informação trabalham com modelagem, criando modelos matemáticos que são capazes de simular situações reais. Esses modelos são utilizados para prever e prevenir problemas.
O conhecimento em sistemas permite ao profissional de Sistemas de Informação compreender a lógica de funcionamento de equipamentos, periféricos e software, identificando quais os mais adequados para cada situações ou necessidade. Por isso, ele pode atuar na área de marketing e vendas desses produtos.
O analista de sistemas também pode atuar na área de suporte técnico, realizando manutenções de sistemas, banco de dados e de redes de computadores.
Outra área que pode ser explorada por esse profissional é da educação. Quem se forma em Sistemas de Informação pode trabalhar como professor em escolas de informática, cursos técnicos e profissionalizantes e até universidades.
Perfil do profissional formado em Sistemas de Informação
Afinidade com Matemática e gosto por tecnologia são características importantes para o profissional de Sistemas de Informação. Isso acontece porque o desenvolvimento de programas e sistemas exige habilidades de manipulação de algoritmos matemáticos, aliados a novas tecnologias.
Trabalhar bem sob pressão e com prazos curtos é uma característica importante para quem atua na área.
É desejável que este profissional tenha conhecimentos em inglês, uma vez que grande parte da linguagem de programação está neste idioma.
Mercado de trabalho para quem faz Sistemas de Informação
O mercado de trabalho para o setor de Tecnologia da Informação (TI) está aquecido e continua em expansão. Os sistemas informatizados estão presentes em empresas de qualquer tipo e tamanho e isto representa boas oportunidades de trabalho nesta área.
O profissional de Sistemas de Informação pode atuar em diferentes segmentos de TI, tais como:
- Administração de Redes
- Análise e Desenvolvimento de Software
- Análise de Sistemas
- Arquitetura e Administração de Sistemas
- Gestão de Banco de Dados
- Gestão de Projetos de TI
- Consultoria Estratégica em TI
Sobre o curso superior em Sistemas de Informação
Existem dois tipos de graduação em Sistemas de Informação: o bacharelado, com duração de 4 anos, e o curso tecnológico, com duração média de 2 anos.
O objetivo do curso é formar profissionais capazes de atuar na área de Tecnologia da Informação, criando soluções tecnológicas para determinar o fluxo de informações. O foco do curso está no desenvolvimento de software e no gerenciamento de sistemas informatizados.
A estrutura curricular da faculdade conta com disciplinas das áreas de Matemática, Administração e Ciências da Computação. Grande parte da carga horária é destinada a atividades práticas, nas quais o aluno tem a oportunidade de testar seus conhecimentos desenvolvendo seus próprios programas computacionais.
Onde estudar Sistemas de Informação
Independentemente do tipo de curso que você pretende seguir (bacharelado ou tecnológico), é super importante ficar de olho em um detalhe: o credenciamento da faculdade perante o Ministério da Educação (MEC) para oferecer a graduação em Sistemas de Informação.
O reconhecimento do MEC é o maior e melhor selo de qualidade educacional do Brasil. É ele que determina a validade do diploma de nível superior em todo o território nacional.
Para fazer valer a pena seu investimento de tempo e dinheiro no curso de Sistemas de Informação, lembre-se de verificar se a instituição tem o aval do MEC para oferecer o curso.