Há muitos conteúdos interessantes na internet, por isso cada vez mais eles têm conquistado o seu espaço e podem ser citados nos trabalhos acadêmicos.
É claro que você precisa ser criterioso e avaliar se o conteúdo encontrado num site é bom a ponto de reforçar a credibilidade do seu projeto e, assim, merecer ser citado nele.
Então, se você encontrou algo interessante não precisa deixar de citar, mas lembre-se: citar e não identificar autor, nome do site, data de acesso, entre outras coisas, é plágio!
O que é citação de site?
Citação de site é a transcrição de algo consultado em página da internet. Ao fazermos isso, precisamos colocar entre parênteses o nome do autor/site da publicação e o ano.
Exemplo de citação de site
“Além da sua intensa carreira de dançarina, atriz e cantora, Josephine Baker adotou doze crianças órfãs de diferentes países e religiões, para mostrar que era possível a convivência pacífica entre os seres humanos.” (TODA MATÉRIA, 2019)
Depois de incluir uma citação no seu trabalho, preencha imediatamente a referência, que é a parte obrigatória do trabalho e contém todas as indicações que uma pessoa precisa para encontrar o texto que você citou — lembrando que citação e referência são coisas diferentes.
Citação de site x Referência de site
A citação é o que você transcreve no seu trabalho, com uma indicação simples entre parênteses do local de onde foi retirado.
A referência, por sua vez, é a parte do trabalho em que você lista tudo o que citou, com detalhes que permitam que as pessoas encontrem o conteúdo mencionado caso queiram pesquisar por ele.
Para o exemplo dado acima — “Além da sua intensa carreira de dançarina, atriz e cantora, Josephine Baker adotou doze crianças órfãs de diferentes países e religiões, para mostrar que era possível a convivência pacífica entre os seres humanos.” (TODA MATÉRIA, 2019) — a referência deveria conter nome do autor, título da matéria, nome do site, ano, link e data de acesso.
Exemplo:
BEZERRA, Juliana. Mulheres negras inspiradoras. Toda Matéria, 2019. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/mulheres-negras-inspiradoras/. Acesso em: 10 out. 2019.