Por Abimael Borges
Mais que um conceito, quero adentrar a seara da filosofia como essencial para a humanização em uma sociedade cada vez mais dividida por anseios e interesses individuais. Quero colocar o papel da filosofia para a formação da nossa identidade enquanto ser humano, como fator determinante das nossas interações boas ou más na dinâmica desse organismo chamando sociedade.
Para muitos a filosofia se apresenta como uma matéria ligada a pessoas que gostam de falar, devanear ou pensar por pensar qualquer assunto. Mas isso não é filosofia. A genuína filosofia é, em um primeiro momento, uma atividade de autoconhecimento que nasce do anseio de compreender o mundo em volta. Tal compreensão se torna inviável se não aceitamos o fato de que o importante não é o que vemos, mas como o vemos, ou seja, o problema da interpretação das coisas se encontra no intérprete.
Pensemos, portanto, no que motiva o ser humano a agir de forma natural, honrosa, virtuosa perante os seus semelhantes e, por outro lado, o que leva um ser humano a burlar as leis, ferir os outros, agir de forma irresponsável. A nosso ver, o princípio de toda ação humana se encontra em sua personalidade, em seu caráter, na construção do seu ser consciente.
Esta construção do ser consciente, é um processo que se dá ao longo da vida, desde o nascimento até a morte, porém, o ser consciente se manifesta na idade adulta de forma relativamente plena. A constituição dessa personalidade, no entanto, é a soma de todos os modelos e referenciais que ao longo da experiência infanto-juvenil o indivíduo vai acumulando. Por isso, pode-se dizer que, o resultado dessa soma poderá explicar que tipo de homem um determinado indivíduo pode se tornar a partir da experiência de vida da criança que foi.
A filosofia explica o homem, isso implique que o homem consciente deve buscar na filosofia os meios para melhorar sua atuação na vida e isto por sua vez, contribuirá para a construção de uma sociedade melhor.
É disso que surge a necessidade da aquisição do conhecimento histórico da filosofia, que é elemento essencial para a compreensão dos diversos métodos filosóficos que buscam ajudar o homem a encontrar explicações para os inúmeros problemas que o cerca, ajudando-o na tomada de decisões.
No entanto, o maior de todos os problemas não é conhecer o mundo à sua volta, é sobretudo conhecer a si mesmo. Era por isso que a filosofia clássica se dedicava à questão dos valores e das virtudes. Marcas que um ser constrói ao longo do seu desenvolvimento intelectual e as leva para toda a vida. Formas de agir, motivadas por escolhas do que há de melhor na realidade humana e que vai nortear a ação humana por toda sua existência. Isso são valores e virtudes que humanizam o ser.
A filosofia por si só não melhora o homem. O homem é que é capaz de melhorar a si mesmo no processo de busca do conhecimento. Os métodos de análise filosófica são apenas instrumentos que nos auxiliam na sistematização dos estudos, porém, é o autoconhecimento que motiva o homem a se encontrar com as suas potencialidades e fragilidades interiores, orientando-o a agir de forma coerente com o que ele anseia.
Respostas de 10
Ajudando-nos a compreender melhor nós mesmos bem como a sociedade que nos cerca. A filosofia nos faz questionar/instigar, estimulando um modo de pensar, agir e se comportar.
Na atualidade em quem vivemos temos sim que expressar nossos pensamentos com cuidados ,e atenção pois nossas atitude acaba tendo um reflexo muito grande .
Mostrando ao homem que por melhor que seja,ele sempre estará propicio a melhorar…
Que contribua para que o homem gere uma auto análise sobre o que és e até aonde pode chegar,entendendo o que é melhor pra ele e para a sociedade que vive.
Praticar a filosofia é acionar o senso entre o certo e o errado e praticar o sensato!
A filosofia e um constante olhar para dentro de nós mesmos a qual esta sempre em busca de resposta. Ela que nós faz questionar, refletir sobre tudo que acontece em nossa vida.
A filosofia nós ajuda a compreender o que de fato é bom e ruim, nos ajuda a moldar um bom caráter, faz com que a maioria faça um análise de si mesmo. Compreenda os princípios básicos para viver em harmonia com a sociedade.
Ela também instiga a nossa curiosidade de ir buscar saber mais, incentiva o conhecimento.
A Filisofia faz com que o homem busque saber o motivo e a causa de determinadas coisas, busca o conhecimento para entender o por quê que as coisas acontecem, conhecimento este que pode contribuir pafa uma sociedade melhor.
Além da Filosofia ser de extrema importância para nus ajudar a conhecer e entender a história(e tudo que está por trás dela) da nossa existência,ela também tem o papel de nus instruir para conviver bem com o próximo em todo o meio social,auxilia o “Homem” quanto ao que é certo ou errado e instruindo o mesmo a fazer o que é correto para que possa colher os bons frutos futuros.
A Filósofia,além de de auxiliar o ser humano a conhecer e a entender a si mesmo,ajuda o mesmo a conviver bem e se comportar no meio social.Ensina o “Homem” a diferenciar o certo do errado e o instrui a escolher o certo,pois,tudo que plantamos hoje,iremos colher mais adiante.
A Filosofia permite ao ser humano a entender melhor a si mesmo, a se alto avaliar, traz um entendimento melhor sobre a sociedade e o mundo que o cerca, estimulando uma maior autonomia do pensar, agir e se comportar.
A filosofia nos ajuda a compreender e adquirir mais resiliência com os diferentes pensamentos e comportamentos do ser humano. Sendo assim, essa ciência nos permite ter uma melhor relação de convivência em sociedade, permitindo com que a sociedade evolua em diversos seguimentos da ciência, arte, cultura…