O curso de Psicologia da Faculdade Santíssimo Sacramento optou pelas ênfases em saúde e organizações, tendo em vista que estas áreas têm revelado novas possibilidades de atuação do profissional. Também por entender que a atuação do Psicólogo está inserida no âmbito da saúde, que abrange os diferentes contextos, inclusive o educacional. A educação é vista como um meio e não como um fim, por isso, entende-se o processo educacional como mediação em qualquer instância de intervenção do psicólogo. Além disso, a opção pelas ênfases justifica-se pela necessidade de formar profissionais habilitados a atuar nos diferentes programas das áreas de saúde, trabalho e educação desenvolvidos na Bahia. Em especial na micro-região de Alagoinhas, com o objetivo de melhoria dos indicadores da qualidade de vida da comunidade, como, por exemplo, programa de prevenção em DST/AIDS, programa de saúde da criança e do adolescente, programa de atendimento à mulher, programa de atendimento às pessoas com necessidades especiais, programa de saúde do idoso, programa de atendimento e ressocialização de doentes mentais, programa de saúde do trabalhador, orientação profissional de adolescentes; recreação e reforço escolar para crianças e adolescentes; atividades sócio-educativas em meio aberto junto ao adolescente infrator e programa de humanização dos serviços de saúde.
Objetivos
– Formar profissionais comprometidos com a construção e desenvolvimento do conhecimento científico em Psicologia, articulando a produção do conhecimento com a atuação profissional;
– Habilitar psicólogos voltados para as áreas de pesquisa, ensino e extensão, capazes de gerar conhecimento a partir da prática profissional, incentivando-os no engajamento de formulação de políticas públicas na saúde bem como nas práticas psicológicas em organizações;
– Promover reforço da função social da profissão, levando o profissional a compreender e analisar criticamente os fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do país, prioritários ao exercício da ética e cidadania;
– Tornar o graduado em Psicologia capaz de problematizar seus saberes, sua prática, ativando processos de educação permanente no desenvolvimento das competências específicas em cada trabalho.
Perfil do Egresso
O egresso deste curso deverá apresentar as seguintes características:
– sensibilidade e comprometimento com as necessidades sociais, pautando sua atuação profissional por princípios éticos e buscando promover a qualidade de vida;
– formação generalista, demonstrando capacidade de atuar profissionalmente em diferentes contextos e frente a diferentes problemas ou situações;
– atenção especial à saúde, sendo capaz de realizar intervenções de caráter psicológico nos âmbitos da prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, em nível individual e coletivo;
– um conjunto de conhecimentos amplo na área da Psicologia, solidamente embasado em princípios científicos e éticos;
– clareza quanto às raízes históricas das diversas teorias e sistemas em Psicologia, suas distinções epistemológicas e os limites do conhecimento psicológico;
– capacidade de produzir conhecimento científico em Psicologia de acordo com princípios metodológicos adequados;
– competência técnica para utilizar recursos e instrumentais próprios da Psicologia, tanto na intervenção quanto na produção de conhecimentos;
– aptidão para atuar em equipes multiprofissionais;
– comprometimento com a própria profissão, com o aprimoramento contínuo e a produção e divulgação do conhecimento científico em Psicologia;
– capacidades de administração e gerenciamento, liderança, comunicação e tomada de decisões.
» Competências:
– Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e intervir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo;
– Identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, coleta, e análise de dados em projetos de pesquisa;
– Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados (observação, entrevistas, inventários, questionários, testes e escalas) em Psicologia, tendo em vista a pertinência e os problemas quanto ao uso, construção e validação;
– Avaliar problemas humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos;
– Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional;
– Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças de formação e de valores dos seus membros;
– Atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar;
– Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional;
– Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos e outras comunicações profissionais.
» Habilidades:
– Levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas, através de meios convencionais e eletrônicos;
– Ler e interpretar comunicações científicas e relatórios técnicos na área da Psicologia;
– Utilizar os métodos experimental, de observação e outros métodos de investigação científica;
– Planejar e realizar entrevistas com diferentes finalidades e em diferentes contextos;
– Analisar, descrever e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais;
– Analisar, descrever e interpretar manifestações verbais e corporais como fontes primárias de acesso a estados subjetivos;
– Utilizar os recursos da Matemática, da Estatística e da Informática, para a análise e apresentação de dados e para a preparação das atividades profissionais em Psicologia.
Coordenador
Professor Doutor Moacir Lira de Oliveira