O curso de Serviço Social responde à necessidade histórica do país e se inscreve no movimento da realidade social, marcado pela desigualdade social e mobilização das classes na sociedade. Além disto, reflete o debate teórico da questão da assistência social, com vistas a responder às manifestações da “questão social” nos marcos do capitalismo monopolista e financeiro. O projeto de formação assume a tese de que o significado sócio-histórico e político do Serviço Social se inscreve no conjunto das práticas sociais que são acionadas pelas classes e mediadas pelo Estado, em face das expressões da “questão social”, confirmando a particularidade do Serviço Social como profissão que está intrinsecamente articulada às configurações estruturais e conjunturais, bem como de seu enfrentamento. Assim, o objetivo deste Projeto transita entre o desafio de formar profissionais atentos aos apelos sociais, suas demandas e as suas necessidades.
O curso de Serviço Social abrange uma estrutura de conhecimentos teóricos, metodológicos e éticos que fundamentam a busca pela defesa e ampliação dos direitos sociais e efetivação das políticas sociais.
O profissional de Serviço Social se relaciona com os níveis federal, estadual e municipal. Isto inclui as diversas políticas sociais, entre elas: habitação, educação, justiça, segurança pública, política agrária e meio ambiente.
Pode atuar, também, em organizações não governamentais e empresas privadas.
O assistente social faz o planejamento e a execução de políticas públicas e de programas sociais voltados para o bem-estar coletivo, saúde e a integração do indivíduo na sociedade. Ele trabalha com questões como exclusão social, acompanhando, analisando e propondo ações para melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes e adultos.