Termina nesta sexta-feira, 28 de maio, o prazo para pedidos de isenção da taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.
Peça a isenção ou justifique a ausência
O prazo para justificar a ausência no Enem 2020 também termina nesta sexta-feira (28). A justificativa é voltada para quem foi isento, faltou ao exame de 2020 e deseja pedir a isenção para 2021.
Quem pode solicitar a isenção?
A isenção da taxa do Enem 2021 pode ser solicitada pelos participantes que estejam em uma das situações abaixo:
Alunos que estejam matriculados no último ano do ensino médio de escolas públicas em 2021;
Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou particulares com bolsas integrais, que tenham renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família;
Inscritos no CadÚnico do Governo Federal com Número de Identificação Social (NIS) próprio (renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa da família ou total de três salários mínimos).
E quem deve justificar a ausência do Enem 2020?
A justificativa de ausência do Enem 2020 só é aceita pelo Inep quando comprovada por documentos. São situações que o participante pode justificar:
- Assalto ou furto;
- Acidente de trânsito;
- Casamento ou União Estável;
- Morte na família;
- Maternidade ou paternidade;
- Acompanhamento de cônjuge ou companheiro;
- Privação de liberdade;
- Internação ou repouso médico ou odontológico;
- Trabalho ou deslocamento a trabalho;
- Intercâmbio acadêmico;
- Atividade curricular.
- Quando o resultado será divulgado?
- Os resultados dos pedidos de isenção e das justificativas de ausência serão informados em 9 de junho. Os participantes poderão entrar com recursos entre os dias 14 e 18 seguintes.
Os participantes terão as respostas dos recursos em 25 de junho. Todos que tiverem os pedidos aprovados terão que se inscrever no Enem normalmente. O Inep não divulgou oficialmente o período de inscrições no exame, mas no primeiro dia dos pedidos de isenção uma mensagem aparecia ao fim da solicitação, a qual informava o prazo de 28 de junho a 9 de julho.
Ausência de datas do Enem 2021
A ausência de datas do Enem 2021 e a incerteza se o exame será realizado em 2021 ou somente em 2022 tem gerado preocupação em professores e estudantes, além de atrapalhar o planejamento de colégios e cursinhos.
A polêmica em torno da aplicação do Enem 2021 começou com uma portaria do Inep sobre as metas globais para 2021, documento que deixou de fora a realização das provas. A ausência do exame no planejamento deste ano gerou confusão e movimentou o assunto nas redes sociais.
Após informações circularem na imprensa sobre uma possível aplicação do Enem 2021 somente em 2022 por falta de orçamento, o Inep publicou uma nota afirmando que todos os esforços são realizados para que as provas sejam realizadas ainda em 2021.
Independente de boatos, o Enem 2021 está com seu cronograma atrasado em relação aos anos anteriores. Tradicionalmente, o edital é publicado em março e as inscrições são abertas em maio, mas até o momento não houve ao menos a publicação da portaria que regulamenta o exame.
Mais informações no edital de isenção e pelo site do Inep.