Os participantes que apresentaram recursos contra o resultado das solicitações de isenção de taxa e justificativa de ausência para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 já podem consultar a resposta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
No dia 9 de junho o Inep liberou o resultado dos pedidos e os recursos puderam ser enviados entre 14 e 18 de junho.
A isenção é um benefício para os estudantes de escolas públicas matriculados em 2021 e para os que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou particulares com bolsas integrais, com renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa da família. Inscritos no CadÚnico do Governo Federal também têm direito.
No caso da justificativa, os participantes que foram beneficiados com a isenção no Enem 2020 e não foram às provas tiveram que justificar o motivo da falta para tentar novamente o benefício. O Inep aceita como justificativa a comprovação de assalto, acidente de trânsito, casamento, morte na família, maternidade ou paternidade, privação de liberdade, internação ou repouso médico entre outros.
Enem 2021
Inscrições
Todos os interessados em participar do Enem 2021 devem se inscrever no exame, independentemente do resultado dos pedidos de isenção. As inscrições serão recebidas entre os dias 30 de junho a 14 de julho. A taxa é de R$ 85.
Provas
O Inep vai aplicar as provas da versão impressa e digital do Enem 2021 nos mesmos dias (21 e 28 de novembro) e as provas terão o mesmo conteúdo, diferentemente da edição passada, que teve provas e datas diferentes. Veja como as provas são divididas:
1º dia: Redação + 45 questões de Linguagens e Códigos + 45 perguntas de Ciências Humanas
2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza + 45 perguntas de Matemática
Cronograma
Inscrições: 30 de junho a 14 de julho
Fim do prazo de pagamento: 19 de julho
Atendimento especializado: 30 a 14 de julho
Resultado do atendimento especializado: 27 de julho
Nome social: 19 a 23 de julho
Resultado do nome social: 30 de julho
Provas: 21 e 28 de novembro