A redação aplicada sempre no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, é um texto construido sob regras específicas. Trata-se – e isso já e consenso entre os professores, de uma fórmula com requisitos claros, porém complexos para quem está pouco familiarizado. Quem vai fazer o ENEM sabe que deve além de estudar bastante, dominar esse padrão de escrita para elaborar na redação. Daí a importância de se conhecer a fundo quais são os requisitos ou competências que serão exigidos.
São 5 competências exigidas na redação do ENEM e cada uma delas vale de 0 a 200 pontos, divididos em grupos de 40. Ou seja, você pode tirar 0, 40, 80, 120, 160 ou 200 pontos. Ao final, soma-se e você terá sua nota. O desafio é tirar 200 pontos em todas as competências.
Competência 1: Norma Culta
Dominar a norma culta da língua é justamente escrever sem cometer erros ortográficos e gramaticias. As gírias e a linguagem coloquial e oral também são avaliados e são fotores de perca de pontos.
Nesse tópico, é importante que o estudante tenha uma boa acentuação gráfica, faça a pontuação corretamente, evite uso de coloquialismo e da famosa linguagem da internet e, inclusive, da linguagem de gênero (que ainda é um processo em construção, não sendo oficial).
Fonte: INEP
Competência 2: Entender a Proposta da Redação (Tema)
Compreender a proposta de redação é demonstrar que conseguiu, da leitura dos textos motivadores, entender o tema. Essa demonstração é feita no texto à medida em que você disserta exatamente sobre a problemática apresentada. É conseguir selecionar bem as informações que você traz consigo da vida estudantil, que possuem relação com o tema, obedecendo as características peculiares ao texto dissertativo-argumentativo.
Fonte: INEP
Competência 3: Argumentação
Argumentar bem é saber selecionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões em defesa de um ponto de vista. Nesta competência, requer do estudante que ele saiba fazer a correta relação entre seus conhecimentos e o tema, na defesa da sua tese.
Cuidados essenciais nesse tópico é não fazer afirmações que não possam ser provadas. Inventar números, dados, estatísticas é um erro grave. É preciso estabelecer claramente a sua opinião (tese) e elencar os elementos que você irá trazer para fundamentar seu ponto de vista.
Fonte: INEP
Competência 4: Texto Dissertativo-Argumentativo
O texto deve ser escrito em prosa, contendo introdução, desenvolvimento e conclusão, de modo imparcial (jamais em primeira pessoa), apresentando uma tese que será defendida com argumentos sólidos e por fim, apresentando uma proposta de intervensão que valorize e respeite os direitos humanos.
É preciso compreender que essa competência é analisada no texto em geral, portanto para ter uma boa pontuação nela, você precisa treinar a escrita.
Fonte: INEP
Competência 5: Proposta de Intervenção
Em um texto comum, você faz a conclusão apenas reafirmando ou resumindo a sua tese e seus argumentos. No ENEM, é solicitado algo a mais: uma proposta de intervenção.
Exige-se do estudante que ele apresente uma solução para o problema apresantado. É possível apontar de que forma a sociedade poderá ser mobilizada para resolver a situação.
Fonte: INEP
É claro que aqui estamos fazendo um síntese geral sobre as particularidades de cada competência, porém temos um curso de redação no qual você poderá aprender a dominar essa formula para obter suas melhores notas na redação.
O que eu ensino no meu curso de redação para o ENEM é exatamente isso: como unir seus conheciementos para produzir uma redação nota mil.