A disciplina de Física no ensino médio é umas das mais temidas entre os alunos e no Enem isso não é diferente.
Apesar de muitas vezes as questões não cobrarem cálculos muito elaborados, aplicar os conceitos e leis associadas ao cotidiano muitas vezes não é trivial.
As maiores dificuldades dos alunos nas questões de Física são:
- Dificuldade na Interpretação dos enunciados das questões.
- Dificuldade de aplicar as leis Físicas, principalmente as que ferem o senso comum.
- Dificuldade em identificar as grandezas envolvidas no problema, conhecimento e aplicação correta das fórmulas e adequação das unidades relacionadas.
- Desconhecimento do vocabulário científico empregado.
- Falta de domínio em cálculos elementares.
- Dificuldade de interpretar dados em tabelas e gráficos.
Entenda os conceitos físicos
Se você é daqueles alunos que acham que Física é apenas decorar fórmulas, está mais do que na hora de esquecer essa ideia!
No Enem, as questões de Física procuram reconhecer no participante habilidades e competências adquiridas ao longo de sua vida escolar.
Dentro deste contexto, você deve procurar dominar os conceitos envolvidos em uma determinado fenômeno, tentando entender o que está acontecendo, como e o porquê.
Você deve, ainda, ser capaz de associar o conteúdo teórico com situações práticas, interpretando as causas e efeitos, de acordo com o problema apresentado.
Tendo atenção, principalmente, aos conceitos que ferem nosso senso comum, pois, mesmo conhecendo a teoria, muitas vezes, nossas convicções nos induzem ao erro.
Para que isso não aconteça, é necessário que esses conceitos estejam muito bem entendidos e sedimentados. Desta forma, será importante ver exemplos e fazer exercícios que explorem diferentes contextos em que essas leis se aplicam.
Como exemplo, apresentamos abaixo uma questão, que avalia se o participante domina corretamente o conceito de calor e temperatura.
Note que o estudante pode facilmente ser levado em erro por se tratar de termos muito usados no cotidiano de forma diferente do conceito físico.
Sendo assim, para responder corretamente a essa questão é fundamental ter muito bem consolidado esses conceitos.
Questão do Enem – 2º aplicação/2016
Nos dias frios, é comum ouvir expressões como: “Esta roupa é quentinha” ou então “Feche a janela para o frio não entrar”. As expressões do senso comum utilizadas estão em desacordo com o conceito de calor da termodinâmica. A roupa não é “quentinha”, muito menos o frio “entra” pela janela.
A utilização das expressões “roupa é quentinha” e “para o frio não entrar” é inadequada, pois o(a)
a) roupa absorve a temperatura do corpo da pessoa, e o frio não entra pela janela, o calor é que sai por ela.
b) roupa não fornece calor por ser um isolante térmico, e o frio não entra pela janela, pois é a temperatura da sala que sai por ela.
c) roupa não é uma fonte de temperatura, e o frio não pode entrar pela janela, pois o calor está contido na sala, logo o calor é que sai por ela.
d) calor não está contido num corpo, sendo uma forma de energia em trânsito de um corpo de maior temperatura para outro de menor temperatura.
e) calor está contido no corpo da pessoa, e não na roupa, sendo uma forma de temperatura em trânsito de um corpo mais quente para um corpo mais frio.
RESPOSTA:
Alternativa correta: d) calor não está contido num corpo, sendo uma forma de energia em trânsito de um corpo de maior temperatura para outro de menor temperatura.
O calor é definido na Física como a energia em trânsito e a temperatura é a medida do grau de agitação das moléculas.
Desta forma, a temperatura não será absorvida pela roupa, muito menos a temperatura irá sair pela janela. Portanto, os itens “a” e “b” não são verdadeiras.
Os itens “c” e “e” indicam que o calor está contido na sala ou no corpo da pessoa, o que não está correto, pois o conceito está ligado ao transporte de energia. Além disso, o item “e” ainda coloca a ideia errada de temperatura em trânsito.